PARA MAIORES INFORMAÇÕES CLIQUE AQUI 


ENTENDA AS DIFERENÇAS ENTRE AS CARNES DAS RAÇAS NELORE, ANGUS E WAGYU


Que brasileiro é louco por carne, não é novidade. Pelo menos uma vez por dia, o produto chega às mesas do país em diversos cortes e preparações. Visto isso, este é um mercado que vem crescendo cada vez mais – o que resulta na valorização de cortes antes considerados “de segunda” e o surgimento de casas especializadas no produto – até a chegada de outras variedades ao mercado. Como os Angus e Kobe e mais recentemente, Wagyu, que começaram a aparecer em propagandas e a constar em cardápios de muitos restaurantes.


Carne de Wagyu, à esquerda, tem mais marmoreio que as de Angus e Nelore (à direita)


Segundo a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes, as raças zebuínas representam 80% do rebanho comercial brasileiro, que conta com aproximadamente 209 milhões de bovinos. Entre estas, predomina a raça Nelore, grande responsável pela maior parte do bife nosso de cada dia. Os demais 20% desse universo se dividem entre todas as outras raças criadas no país.


Esse cenário, no entanto, começa a sofrer mudanças. Com um total estimado entre 2,5 a 3 milhões de cabeças, a raça de origem europeia Angus já é o segundo maior rebanho de corte. Por outro lado, ainda com uma pequena representatividade, mas com um apelo poderoso e uma crescente curiosidade a seu respeito, o boi Wagyu, vindo do Japão, já começa a despontar.


A grande diferença entre essas raças é o grau de marmoreio da carne, que é como se chama a quantidade de gordura entremeada. "Além da maior suculência, o grau de marmoreio proporciona uma diferença no sabor. Quanto mais gordura, mais 'amanteigado' é o sabor da carne, sendo o Wagyu a carne que mais evidencia essa característica", explica Rodrigo Testa, sócio do restaurante Cortés.


Para conhecer um pouco dessas raças e entender que diferença isso faz no nosso prato, consultamos Renato Sebastiani, diretor do frigorífico CowPig, Rodrigo Testa, sócio do restaurante Cortés e a ABIEC – Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes.


Nelore


São 100 milhões de cabeças dessa raça de origem indiana perfeitamente adaptada às condições brasileiras de clima e pasto. É um boi mais alto, mais esbelto e tem giba - que é o corte que conhecemos como cupim - e a barbela, que é o corte que conhecemos como cupim - e a barbela, que é aquela espécie de papada que vai até o peito. Resiste a pastos pobres e é flexível aos manejos em pasto e confinamento. Apresenta a capa de gordura semelhante à do Angus, mas perde em quantidade de gordura total e de gordura entremeada – o famoso marmoreio.


Red Angus ou Angus


Com 2,5 a 3 milhões de cabeças, as raças Angus em suas variações Aberdeen e Red, originárias da Grã-Bretanha, já representam o segundo maior rebanho de corte brasileiro. Na aparência, é um boi mais roliço, com maior capacidade de acumular gordura intramuscular, aquela que resulta em marmoreio. Sua adaptação ao clima e pasto nacionais é relativa e aumenta à medida que são cruzados com Nelore, diferença que também salta aos olhos: um boi meio-sangue Nelore-Angus apresenta um pequeno cupim; já outro que é 3/4 Angus não tem cupim nenhum.


Wagyu


Com cerca de 30 a 40 mil animais mestiços para o abate, essa raça de origem japonesa ainda tem pequena representatividade, mas isso tende a mudar com a crescente curiosidade despertada pela carne que produz: o famoso Kobe Beef. É um boi bastante roliço, sem músculos definidos aparentemente. Acumula muito mais gordura que qualquer outra raça, tanto na capa quanto entremeada, o que confere suculência inigualável. Comparado a outras raças, tem baixa produtividade de carne, o que resulta nos altos preços: uma peça de picanha Kobe sai por aproximadamente R$ 450.


Fonte: https://comidasebebidas.uol.com.br/noticias/redacao/2015/03/04/maioria-absoluta-na-mesa-brasileira-o-boi-nelore-comeca-a-dividir-espaco.htm




CARACTERISTICAS
Uma Raça Completa
Qualidade da Carne
Precocidade
Fertilidade
Músculatura
Genética
Força
Rusticidade
Rendimento da Carcaça
Rapidez na Engorda
Presença Mundial
SEÇÕES DO SITE
Home
Bezerros
Novilhas
12 Meses
Matrizes
Reprodutores
Instalações
Artigos
Parreiras
Endereço
Contato
TAGS
Fêmeas Angus
Machos Angus
Raça Angus
Breve Novidades
Breve Novidades
Breve Novidades
Breve Novidades
Breve Novidades
Breve Novidades
Breve Novidades
TAGS
Raça Red Angus
Novilhas Red Angus
Matrizes Red Angus
Bezerros Red Angus
Tourinhos Red Angus
Touros Red Angus
Animais Red Angus
Vende-se Red Angus
Sítio JP Red Angus
Gado Red Angus
TEMPO AGORA


© Copyright 2010 - . Sítio JP - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por: André Miguel | Hosting: Galáxia Host